quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TIPOS DE ROCHA

Rocha é um agregado natural de minerais. Os minerais são substâncias naturais que se formam na crosta terrestre.
Certas rochas apresentam apenas um mineral em sua constituição; é o caso do mármore, formado por um mineral chamado de calcita. Mas, a maioria das rochas apresenta vários tipos de minerais; é o caso do granito, formado por três tipos de minerais: quartzo, feldspato e mica.
São três os tipos de rochas existentes em nosso planeta:
a) magmática ou ígnea: que vem do magma (dos vulcões). Estas são as rochas mais antigas que se formaram na crosta terrestre.
b) sedimentares ou estratificadas: se apresentam em camadas ou estratos, podendo muitas vezes conter fósseis de animais e vegetais.
c) metamórficas: resultam da transformação de rochas magmáticas, de rochas sedimentares ou mesmo de outras rochas metamórficas. Isto ocorre devido às fortes pressões e calor intenso liberado pelo magma. Essa rocha, então, terá sua estrutura alterada, isto é, os minerais que a formam serão novamente ordenados ou arranjados de maneira diferente.

ATIVIDADES
1) Maneiras pelas quais as rochas magmáticas são formadas:
(a) externas e intrusivas.
(b) magma e sedimentos.
(c) ígneas ou estratificadas.

2) Tipo de rocha magmática formada pelo vagaroso resfriamento do magma ainda dentro da rocha:
(a) ígnea.
(b) intrusivas.
(c) externas.

3) Tipo de rocha magmática formada por quartzo, feldspato e mica:
(a) pedra ígnea.
(b) granito.
(c) externas e internas.

4) Apesar de ser porosa, essa rocha magmática é usada para limpar e amaciar a pele:
(a) pedra granito.
(b) ígneas.
(c) pedra-pomes.

5) Podemos concluir por estratificada, as rochas:
(a) sem minerais em seu interior.
(b) que se apresentarem arranjadas em camadas regulares o estratos – podendo muitas vezes conter fósseis de animais e vegetais.
(c) que saem diretamente dos vulcões, que ao se misturarem com as cinzas, formam labaredas de fogo.

6) Em Vila Velha (PR), existe um conjunto de esculturas esculpidas pela ação dos ventos e das chuvas, em rochas que apresentam camadas. Podemos classificar esse tipo de rocha como sendo:
(a) ígneas.
(b) metamórficas.
(c) estratificadas.

7) Sr. Antero quer colocar em sua casa um bancada de granito. Isso nos indica que Sr. Antero utilizará um tipo de rocha:
(a) magmática ou ígnea.
(b) sedimentar ou estratificada.
(c) metamórficas.

8) Um cientista de universidade brasileira, é especialista no estudo do solo. Ultimamente sua pesquisa está baseada em fósseis pré-históricos brasileiros. Com tal informação podemos garantir que o cientista tem realizado suas pesquisas em qual tipo de rocha:
(a) magmática ou ígnea.
(b) sedimentar ou estratificada.
(c) metamórficas.

9) Sr. Campos colocou em sua varanda um pedra natural chamada ardósia. Ao observar a composição da pedra verificou que esta apresenta diferentes transformações, próprios de sua origem. Com isso, ele pode confirmar que essa rocha é do tipo:
(a) sedimentar.
(b) estratificada.
(c) metamórficas.

A CHATA OU AS BARATAS

A CHATA OU AS BARATAS

Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Juvência.
No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.

1. Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Juvência eram:
(a) os cachorros, gatos e peixes.
(b) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
(c) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
(d) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2. Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque:
(a) as baratas começaram a subir em seus pés.
(b) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
(c) a irmã não era assim tão ruim.
(d) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas:
(a) pararam de subir nos pés do menino.
(b) continuaram a subir, subir, subir.
(c) fugiram assustadas.
(d) ficaram cegas de repente.

4. O texto A chata e as baratas foi escrito para:
(a) explicar por que as crianças sonham.
(b) ensinar que irmãos não devem brigar.
(c) contar uma história divertida.
(d) provar que as crianças são sempre medrosas.

5. Um título que também combina com o texto é:
(a) a voz dos bichos.
(b) o fim de um pesadelo.
(c) os bichos que eu amo.
(d) um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7:
“Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou”:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6. A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava
(a) assustada.
(b) nervosa.
(c) triste.
(d) animada.

7. As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
(a) do narrador.
(b) de Juvência.
(c) de um dos bichos.
(d) da mãe das crianças